domingo, janeiro 15, 2006

Pra começar!

Mais um ano que chegou ao fim

E o que aconteceu em 2005? Muitas mudanças. Nesse período, ano passado minha vida era outra. Estava apaixonada por Caio e jurava ter esquecido Thiago. Para ser mais exata, a essa hora estava dormindo, para dentro de mais algumas horas trabalhar no inferno da Telemar. Não sabia para onde iria Reveillon... Talvez Scareef, Ilha, Itacaré...

Virei o ano com minha família em uma festinha maresia e às 5h da manhã, já estava de malas prontas em direção a Penha. 8h da manhã do dia 1º de janeiro de 2005, mandava as coisas ruins de 2004 para Iemanjá levar pro fundo do mar, e clamava que o ano que estava começando fosse muito especial.

Oh! Iemanjá...

E esse sim, foi um ano mais do que especial. Desde a sua chegada-me divertindo horrores com uma galera muito massa, que garantem resenhas até hoje - como durante os outros meses.

Não sei por onde começar... Acho que vou dividir em etapas. Mas que etapas? Vou começar pelo fim. Isso! Pelo fim, essa é a solução!
Já dizia Che Guevara que a grande revolução do ser humano é aquela que é feita dentro de nós. O FIM fez uma revolução em mim. Qual o FIM? Exatamente, eu não sei. Vou tentar mensurar uma data. Uma data também não... Um período é melhor.

Minha vida mudou a partir do 2º semestre de 2005.

A convivência com algumas pessoas, me fez repensar e pensar coisas novas na minha vida profissional e pessoal. Comecei a me questionar o que seria, o que queria e o que precisava de mim. Resolvi mudar, investir, aprender, e, portanto ME REVOLUCIONAR. Nessa efervescência de planos e idéias, mudei muito a minha postura, que considerava não caber mais. Estava me desapegando de várias coisas e principalmente de algumas pessoas.

Como conseqüência disso a minha relação de quase nove meses estava falindo dentro de mim e concomitantemente a isso, o sentimento do meu companheiro crescia. Mas, não dava pra continuar. Eu era outra, e ele não poderia ficar mais comigo e nem eu poderia deixar de viver o que estava sentindo vontade, e definitivamente, não era com ele. Tava na hora de partir.
Foi difícil tomar essa decisão, ele era uma pessoa especial e sabia que gostava muito de mim, mas eu... Não dava mais!

Ocupei minha mente com várias outras coisas: Faculdade, Palestras, Seminários, Oficinas, Teatro, Cinema... E a paixão. Dei-me a oportunidade de ficar sozinha como nunca mais havia estado. Eu, eu mesma e sem Irene!

Foi umas das decisões mais sábias da minha vida. Há muito tempo estava namorando, e precisava me redescobrir. Fazer aquilo que somente eu queria: ir para onde eu estivesse afim e na hora em que quisesse. E além do mais, tive a oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas e inesquecíveis e viver experiências incríveis.

As paixões... Talvez, esse seja um dos quesitos mais interessantes da minha vida esse ano. Nisso sempre fui inconstante. Já jurei amor eterno e dois dias depois NADA! E esse ano, isso aconteceu. Pra justificar um sentimento que havia sumido por motivos que eu desconheço, acreditava que amava outra pessoa. Descobrir que não era. Depois que terminei o relacionamento, estava “desapaixonada” e isso deu espaço pra que pequenas coisitas acontecessem. Entrei em uma aventura louca-talvez umas das melhores da minha vida-na qual jurava que nunca mais ia sair.

Que engano!E hoje cá estou. Não mais apaixonada por aquele, mas por este. Este? Não sei que este-ou posso até saber, mas a inconstância não me garante nada. Estou no fundo carente. Ostento a idéia de que ser solteiro é a melhor coisa do mundo, mas sei que no fundo que não é verdade. Sinto falta de alguém o tempo inteiro, e isso me faz ter momentos de recaídas. Fico vivendo aos extremos. Ou muito alegre ou muito triste. Falta de alguém, isso é fato.

Nesse meio tempo comecei a ficar perdida. Muitas mudanças. Estava sem saber quem era eu. Senti que todos notavam a “nova” Luana e ficavam admirados e/ou confusos, tanto quanto eu. Precisava me situar, parar um pouco, sossegar... Estava voando muito alto e começava a sentir medo de não descer nunca mais. Meus planos, idéias e projeções de futuro, estavam fugindo ao alcance da realidade universal e isso poderia ser frustrante pra mim depois.

Não que eu tivesse desistido dos meus sonhos, isso jamais. Estava apenas, me situando novamente no tempo e no espaço, tal qual, qualquer matéria física. O jornalismo, a minha vida, os meus valores, as minhas conquistas, cada dia se tornavam mais importantes pra mim. E a minha vontade de fazer diferente, de ser boa pra mim e para os outros me motivavam a não desistir diante de tantas adversidades, entre elas a falta de grana (isso é assunto pra um outro texto).

Pronto! Um emprego. Que bom, tava na hora já. Precisava do meu dinheiro, da minha “independência”.

O lugar não era tudo que eu esperava – talvez por causa dos meus sonhos mais utópicos (lembrando aqui o sentido de utopia que foge do pejorativo, que diz que é loucura, eu penso em uma utopia como forma de motivação, que nos leve adiante)-, mas isso já era de se imaginar. Mas, de qualquer modo foi (está sendo) uma experiência mais do que válida. Me deu uma segurada bacana e uma “estabilidade” emocional e porque não, financeira.

Em suma, o ano foi assim: complexo, mutante, confuso, prazeroso, problemático, excitante, pedagógico, orgasmático, apaixonante e acima de tudo vitorioso.

8 Comments:

At 3:45 PM, Anonymous Anônimo said...

Ler esse texto foi como visualizar o desabrochar de uma flor na sua "primavera da juventude". Acho essencial refletir sobre si mesmo, pois assim podemos descobrir quem somos.Que a metamorfose continue fazendo seu ciclo para que nós - seus amigos - continuemos a redescobrir todas as dimensões dessa pessoa chamada Luana. Mantenha seu sorriso, aja o que houver, beijos.

 
At 7:47 PM, Anonymous Anônimo said...

Que essa intensa transformação miasmática lhe dê mais sabor e mais consistência, assim como os vinhos e os licores, que permanecem um bom tempo dentro de si para que se transformem em manjar para os deuses.

 
At 3:27 AM, Anonymous Anônimo said...

É Lu, realmente esse ano que passou deixou lembranças maravilhosas e muitos ensinamentos. A verdade é que nunca estamos certos do nosso futuro... mas temos que estar sempre buscando a nossa própria realização e descobrir o nosso "eu". Vc é uma mistura de menina e mulher que confunde e encanta. Amiga..irmã...conselheira..LUANA.

 
At 5:18 AM, Anonymous Anônimo said...

Oi Lu! Ler o seu texto me remeteu àquela conversa que tivemos outro dia no ônibus, lembra-se? Naquele dia, eu já tinha percebido que vc se encontrava em um período de transformação e, com o seu texto, veio a confirmação.

Quero dizer que desejo tudo de bom para vc e que esta fase de descobrir a si mesma continue lhe proporcionando muito aprendizado. Vc é uma garota cheia de vida, com uma vontade especial de aproveitar os momentos que têm (é assim que te vejo)e, isto não deve nunca acabar.

Um beijo e fica com Deus!

 
At 6:54 AM, Anonymous Anônimo said...

A princípio pensei em não escrever nada a respeito de tudo que li. Sei lá o por quê. No entanto, achei muito mesquinho de minha parte me omitir de uma história da qual faço parte importante! Algumas coisas no texto eu realmente não entendi, e nem quero. Vai saber que tipo de sentimentos isso pode dispertar em mim. Mas, uma coisa é certa. Eu vivenciei muitas dessas mudanças junto com você e confesso que muitas e muitas, e muitas vezes mesmo, eu me assustei. "Essa ai não é Luana". Quantas vezes durante esse ano eu repeti essa frase? Nem eu sei. Se essas mudanças foram boas ou ruins (independente disso ter provocado o fim do nosso namoro) eu relamnete não posso responder ou avaliar. Isso só o tempo dirá. O importante mesmo é que elas aconteçam... de forma saudavél, de forma consciente, de forma dedicada e com muita sabedoria. Muitas vezes a mudança pela simples mudança é sinal de burrice - e esse, pelo menos eu espero, não é o seu caso. Você sabe que estarei sempre aqui para o que der e vier. Se você um dia resolver mudar tudo novamnete - e algo me diz que isso é mais certo do que qualquer outra coisa no mundo - eu estou te apoiando, por que você é uma pessoa inteligente, simples, honesta, alegre, linda, independende da casca que você tem. No entanto, cuidado, pois um dia você pode não se encontrar mais, afinal o fato de se modificar não quer dizer se conhecer. Aja sempre com muita sabedoria e inteligencia. Ai sim eu vou saber que é você de verdade. SABEDORIA Luana, SABEDORIA. Você pode mudar a casca como for e ficar da maneira que você quiser, mas seja sempre Sábia. E eu sei que você é e você pode! Bjos. Aguardo a nova Luana que vem por aí!

 
At 7:27 AM, Anonymous Anônimo said...

Muito bem amiga!!!! intensa mas sem perder a doçura.

As mudanças ocorrem sem que possamos sentí-las Lú. Quando se vê já está mudando-se novamente.

O q devemos fazer é aprender a "gerenciá-las" digamos assim, pq a essência deve continuar a mesma.

Beijocas ;];];]

 
At 9:51 AM, Anonymous Anônimo said...

O começo e o fim... Dois momentos complexos e que se complementam. Que bom seria se diante deles todos parassem e refletissem sobre como foi e como deverá ser daqui pra frente.
A vida é uma arte. Nós somos meros artistas. Estamos a todo momento desempenhamos inúmeros papéis.
Uns nos permitimos escolher, outros, no entanto, somos obrigados a fazer.
Acontece que algumas pessoas, melhor do que outras, conseguem interpretar seus papeis e fazer deles a pura e verdadeira beleza. Vivem aquele momento com total paixão e dedicação que terminam se tornando diretores de sua própria novela. Saem da dominação e começam a coordenar a sua própria existência. Descobrem que morrer significa muito mais. E que viver não é tão complicado. Conseguem se comunicar com o seu proprio eu, e assim são mais feliz, mais completos e muito mais humanos...
Como é bom ver a mudança, a revolução e o crescimento nos nossos amigos. Nos nossos verdadeiros amigos. Naqueles que mesmo distante moram em nós e ainda nos fazem sorrir.
Como é importante sentir a mutação da vida, percebendo que embora o tempo voe, nós temos asas para acompanhá-lo.
Ah... a sabedoria!!!
Quem a possui jamais tem a idéia do quanto és sabio. Da mesma forma que quem acredita ser tão sábio é extremamente ignorante.
A verdade é que mais fascinante do que o conhecimento é o desejo de conhecer.
Por isso Luana busque sempre o que você desconhece e não perca tempo glorificando o que já aprendeu.
Na sua frente tem a livro da vida, da maturidade, da experiência e da sabedoria. Faça bom uso e seja imensamente feliz!!!!!
EU TE AMO !!!!

 
At 5:31 PM, Anonymous Anônimo said...

Saber voçe experimentando-se para à vida, é muito importante mara mim. Portanto apenas como pista, registrarei o pensamento Divino sobre a SABEDORIA:
Nela há um espírito inteligente, santo, único, mútiplo, sutil, móvel, penetrante, imaculado, lúcido, invulnerável, amigo do bem, agudo, incoercível, benfazejo, amigo dos homens, firme, segura, sereno, tudo podendo, tudo abranegndo, que penetra todos os espíritos inteligentes, puros, os mais sutís.
A Sabedoria é mais móvel que qualquer movimento e, por sua pureza, tudo atravessa e penetra.
Que Deus te abençoe e te guarde em todos os teus dias.

 

Postar um comentário

<< Home